Radialista Marcos Medrado (boné) ao lado de um dos participantes da festa
O empresário e Radialista Marcos Medrado, âncora do programa Ligação Direta da Valença FM, na edição desta terça-feira (24/10) fez um apelo ao prefeito de Valença, Jairo Baptista, para que reveja a posição de ajuda financeira aos terreiros de camdomblé para que as baianas possam realizar a tradicional Lavagem da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo no próximo dia (29/10) deste mês de outubro, uma das maiores manifestações religiosas e populares do Baixo Sul do Estado, e também quando se comemora os 173 anos de emancipação da cidade.
Para o Babalalorixá Jailton, um dos organizadores do Povo de Santo da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, Bahia, a lavagem está ameaçada de não se realizar.
A denúncia é de que a Prefeitura só teria liberado R$ 500 para cada terreiro de camdomblé, o que para o Babalalorixá é inviável para cobrir as despesas de mobilização das baianas para festa.
Pai Jailton acusou o prefeito Jairo Baptista de não respeitar o povo da matriz africana, quando segundo ele, teria dito que “se não quiser, não vá”, fazendo alusão a ajuda que teria sido destinada pela prefeitura para cada terreiro no valor de R$ 500. ” Não é assim, não”, contestou o Pai de Santo.
A festa religiosa acontece no dia 8 de novembro ( 08/10) mas antes é realizada a tradicional Lavagem do Amparo, ato simbólico de lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, pelo Povo de Santo.
Programação da Festa de Nossa Senhora do Amparo no dia 8 de novembro:
5h: Alvorada Festiva
6h: Ofício de Nossa Senhora
7h: Missa dos Operários
10h: Missa Festiva
15h: Procissão e Bênção do Santíssimo