Valença FM – 101,9

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Medrado apela para que Prefeitura resolva impasse com o Povo de Santo e realize a Lavagem do Amparo

Radialista Marcos Medrado (boné) ao lado de um dos participantes da festa

O empresário e Radialista Marcos Medrado, âncora do programa Ligação Direta da Valença FM, na edição desta terça-feira (24/10) fez um apelo ao prefeito de Valença, Jairo Baptista, para que reveja a posição de ajuda financeira aos terreiros de camdomblé para que as baianas possam realizar a tradicional Lavagem da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo no próximo dia (29/10) deste mês de outubro, uma das maiores manifestações religiosas e populares do Baixo Sul do Estado, e também quando se comemora os 173 anos de emancipação da cidade.

Para o Babalalorixá Jailton, um dos organizadores do Povo de Santo da Lavagem das Escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, Bahia, a lavagem está ameaçada de não se realizar.

A denúncia é de que a Prefeitura só teria liberado R$ 500 para cada terreiro de camdomblé, o que para o Babalalorixá é inviável  para cobrir as despesas de mobilização das baianas para festa.

Pai Jailton acusou o prefeito Jairo Baptista de não respeitar o povo da matriz africana, quando segundo ele, teria dito que “se não quiser, não vá”, fazendo alusão a ajuda que teria sido destinada pela prefeitura para cada terreiro no valor de R$ 500. ” Não é assim, não”, contestou o Pai de Santo.

Card Festa de Nossa Senhora do Amparo 2023

A festa religiosa acontece no dia 8 de novembro ( 08/10) mas antes é realizada a tradicional Lavagem do Amparo, ato simbólico de lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, pelo Povo de Santo.

A Lavagem tem a participação dos terreiros, religiosos, devotos e políticos, que saem em cortejo pela cidade até o alto do Amparo.O novenário terá início no dia 30 de outubro e vai até 7 de novembro.Festa do Amparo

Programação da Festa de Nossa Senhora do Amparo no dia 8 de novembro:

5h: Alvorada Festiva

6h: Ofício de Nossa Senhora

7h: Missa dos Operários

10h: Missa Festiva

15h: Procissão e Bênção do Santíssimo

Fonte informações programmação > Valença Agora

Da Redação

Por Alberval Figueirêdo