Notícias
Ministério da Saúde realiza pesquisa em atendimentos hospitalares com vítimas de violência na Bahia
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
O Ministério da Saúde vai realizar, a partir do dia 10 de outubro, uma série de entrevistas com pessoas vítimas de violência que estão em hospitais de alguns municípios da Bahia. A iniciativa denominada de “Viva Inquérito” chega em sua 6ª edição com o intuito de promover um levantamento do perfil dessas pessoas para identificar os riscos. A ação visa ainda propor medidas preventivas adequadas para essas pessoas.
Em 2024 na Bahia, o estudo será feito nas cidades de Salvador, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Guanambi, Irecê, Itabuna, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Campo Formoso, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Poções, Porto Seguro, Rio Real e Santo Antônio de Jesus.
Fonte: Bahia Notícias
Por: Pretta Passos
Violência no pleito de 2024 é mais que o dobro da eleição passada
A impressão de que a violência desta vez está maior que nas eleições anteriores é confirmada pela 3ª edição da pesquisa “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, feita pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global, divulgada ontem (3). O relatório revela que o aumento dos casos de violência em 2024 é 130% superior aos das eleições de 2020. Se hoje são registrados 1,5 caso diário de violência política pelo país, em 2020 o resultado era de uma ocorrência a cada sete dias.
Segundo os dados do relatório, já no início da campanha eleitoral eram registrados 1,5 caso de violência eleitoral. No período da pré-campanha deste ano, foram 145 ocorrências, como assassinatos, ameaças, atentados e outros tipos de violência. No período pré-eleitoral de 2020 foram 63 casos oficialmente contabilizados, sendo 14 assassinatos, 15 atentados e dez ameaças.
A coordenadora da Terra de Direitos, Gisele Barbieri, disse que “desde a primeira edição da pesquisa é possível identificar que em anos eleitorais há um acirramento da violência política. Nos casos registrados percebemos uma naturalização da violência política, considerando os altos índices de assassinatos, atentados e ameaças”. Conforme a coordenadora, “a pesquisa ainda identifica que a violência atinge partidos de diferentes espectros políticos e afeta as mulheres de maneira desproporcional”.
Após o primeiro turno das eleições deste domingo (6), os dados do relatório deverão ser atualizados e divulgados. Se forem mantidas as ocorrências atuais, o quadro deve ampliar ainda mais o nível de violência eleitoral no país.
Destaques de violência
Com o objetivo de analisar o contexto político-eleitoral, a partir do monitoramento de como a violência política tem permeado as disputas a cada eleição, interferindo no processo democrático, a série histórica revela que, de 1º de janeiro de 2016 e 15 de agosto de 2024, foram identificados 1.168 casos de no Brasil. O número já contabiliza os dados da nova edição, que analisa tipos de ocorrência, perfil das vítimas, casos por região e também por cor e raça.
Fonte: Bahia.ba
Por: Pretta Passos
Acelen anuncia redução de 2,5% no preço da gasolina
Diesel, contudo, não terá alteração, segundo a administradora da Refinaria de Mataripe
Os preços da gasolina sofreram uma redução de 2,5% para os distribuidores na Bahia, de acordo com a Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe. O diesel, contudo, não vai sofrer alteração.
Com a queda, é possível encontrar o litro a partir de R$ 5,94, em Salvador nesta sexta-feira (4). Há um dia, a média era de R$ 6,31. O valor consta nos registros do aplicativo Preço da Hora.
Segundo a Acelen, os preços dos produtos seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis, como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.
Fonte: Bahia.ba
Replicada por: Simone Meireles
Polícia Civil intensifica ações contra crimes de violência política de gênero
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista ampliaram acolhimento às vítimas
A Polícia Civil da Bahia ampliou o atendimento das mulheres neste período eleitoral. A medida visa combater crimes de violência política de gênero, por meio de suporte contínuo e acolhimento imediato às vítimas.
Os trabalhos são feitos por equipes do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) de Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP).
“Este mapeamento realizado previamente às eleições, permanecerá durante o pleito sem interrupção de horário, com plantões de 24 horas, e seguirá até o fim do período eletivo. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas da instituição para garantir que as mulheres possam exercer seu direito à participação política, sem sofrer qualquer tipo de violência ou intimidação”, diz a delegada-Geral Heloisa Brito.
Os demais tipos de assistência às mulheres no âmbito de violência doméstica não serão afetados.
Denúncias de crimes comuns ou eleitorais podem ser realizadas pelos números gratuitos 190/181 e nas Delegacias online ou presencial.
Atuação da Polícia Judiciária na violência contra mulher
As Deams das cidades de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Periperi, Porto Seguro e Vitória da Conquista já operam no regime 24 horas. Além das especializadas, a Bahia conta com outras Deams em Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Jequié e Candeias; essas que passam por adequação e, gradualmente, passarão a funcionar em tempo integral.
Também existem 13 Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams) em cidades como Luís Eduardo Magalhães, Itapetinga, Irecê, Jacobina, Brumado, Guanambi, Senhor do Bonfim, Santo Estevão, Santo Amaro, Valença, Santo Antônio de Jesus, Itaberaba e Serrinha.
Desde março de 2023, as vítimas de violência doméstica e familiar contam com uma Deam Online, com funcionamento 24 horas para o registro de ocorrências e atendimento realizado por delegada, desde a coleta de depoimentos e autuação em flagrante até a solicitação de medidas protetivas de urgência.
Fonte: Bahia.ba
Replicada por: Simone Meireles
Termina nesta quinta-feira o horário eleitoral obrigatório no rádio e TV
Candidatos tiveram mais de um mês para apresentar propostas; propaganda volta para o segundo turno
A veiculação do horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão termina nesta quinta-feira, 3 de outubro, após mais de um mês de transmissões. As propagandas, que começaram no dia 30 de agosto, permitiram que candidatos a prefeito e vereador apresentassem seus projetos aos eleitores.
Durante esse período, as propagandas foram exibidas de segunda a sábado em dois blocos diários de 10 minutos cada, às 7h e às 13h no rádio. Além disso, as emissoras tiveram que reservar 70 minutos diários, de segunda a domingo, para inserções de 30 segundos ou 1 minuto, conforme definido pelos partidos.
Nos municípios onde haverá segundo turno, marcado para 27 de outubro, a propaganda eleitoral será retomada no dia 11 de outubro e seguirá até o dia 25 de outubro.
Fonte: Voz da Bahia
Replicada por: Simone Meireles
Nordeste responde por 31% dos empregos gerados no Brasil em 2024, com destaque para a Bahia
Bahia contribui com 22% dos novos postos de trabalho na região, segundo dados da Sudene.
O Nordeste foi responsável por 31% dos 232.513 empregos gerados no Brasil em 2024, de acordo com dados divulgados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com base no Ministério do Trabalho. A Bahia se destacou, respondendo por 22% dos 16.149 novos postos de trabalho criados na região.
A Bahia ficou entre os estados com maior geração de empregos no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco, que respondeu por 25% dos 18.112 empregos gerados na região. Estados como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas também tiveram destaque, somando 42% dos postos criados. Sergipe, Maranhão e Piauí foram responsáveis por cerca de 10% das contratações.
Em agosto, a economia nordestina gerou 72.372 novos empregos, ficando atrás apenas do Sudeste, que foi responsável por 41% das contratações no país. No acumulado do ano, o saldo positivo de empregos no Nordeste atingiu 257.925 postos, representando 15% do total nacional.
Em todo o Brasil, o governo federal registrou 2,231 milhões de contratações e 1,998 milhão de demissões em agosto, representando um aumento de 5,8% em comparação com o mesmo período de 2023, quando 219,7 mil empregos com carteira assinada foram criados.
Fonte: Blog do Valente
Reocada por: Simone Meireles
PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, afirma Lewandowski
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais que acontecem no próximo domingo (6). A medida foi determinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e anunciada nesta quinta-feira (3).
A ação acontece dois anos após a tentativa da corporação em impedir que os eleitores trafegassem pelas rodovias rumo aos seus respectivos colégios eleitorais durante as eleições de 2022, que consagrou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente.
“Temos todo um aparato montado de prontidão para intervir localmente, se necessário, a pedido do juiz eleitoral local”, diz o ministro, observando que, nesse caso, o juiz local ganha autoridade federal para agir”, disse Lewandowski, durante entrevista ao Bom Dia Ministro.
Segundo ele, a instituição deverá atuar para facilitar a movimentação dos eleitores, conforme termo de colaboração firmado entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso haja necessidade de bloqueio em função de algum incidente, por exemplo, a PRF terá a atribuição de organizar caminhos alternativos.
Ele afirmou que ninguém poderá portar armas 48 horas antes nem 24 horas depois das eleições. Isso, segundo o ministro, para que os eleitores se sintam “livres de constrangimentos” na hora de exercer seu direito e sua vontade na urna.
Ainda segundo ele, o TSE vem aperfeiçoando o combate à proliferação de desinformação e fake news. Ele cita ainda o papel das polícias militares para coibir os crimes eleitorais – e alerta que esse tipo de crime, como coação, compra de votos, abuso de poder econômico, tem classificação de crime federal, por atentar contra a própria democracia.
Fonte: Bahia.ba
Por: Pretta Passos
Faltam 3 dias: conheça a ordem de votação na urna eletrônica
Nas Eleições Municipais 2024, que ocorrerão domingo(6), baianas e baianos escolherão seus representantes aos cargos eletivos nas 417 cidades da Bahia. São mais de 11,2 milhões de pessoas aptas a comparecerem às seções de votação no estado. Mas em qual candidato se vota primeiro? Confira a ordem de votação na urna eletrônica:
Após os procedimentos realizados pela mesa receptora, a eleitora ou o eleitor se dirigirá à cabine de votação, onde escolherá primeiro a candidata ou o candidato ao cargo de vereador, identificados por uma sequência numérica de cinco dígitos. Em seguida, o voto será para o cargo de prefeito, com dois dígitos registrados na urna.
Simulador de voto
Os eleitores que desejarem ter uma experiência de votação antes do dia 6 de outubro podem usar o simulador de votação da Justiça Eleitoral. Para isso, basta acessar o site da Justiça Eleitoral (https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/index.html) selecionar “Eleições Municipais”, clicar em “votando no 1º turno”, optar pelas instruções em áudio na simulação e exercitar o voto na ordem que será adotada no próximo domingo.
Cola eleitoral
A chamada cola eleitoral – papel com nomes e números dos candidatos – é permitida no dia da votação. Esse recurso serve como auxílio para facilitar o exercício do voto e pode ser consultado na cabine de votação. No entanto, a “cola” deve ser em papel, sendo vedada sua utilização em celulares ou dispositivos eletrônicos.
Fonte: Bahia.ba
Por: Pretta Passos
Imagem TRE
Decisão sobre horário de verão deverá ser tomada na próxima semana
Se for tomada, a medida valeria para a partir da primeira semana de novembro
A decisão do governo sobre a adoção do horário de verão ainda este ano deve acontecer apenas na semana que vem. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornalO Globo.
Se for tomada, a medida valeria para a partir da primeira semana de novembro e deve ser acompanhada de outras que tem o objetivo de dar maior segurança energética como, por exemplo, a autorização para o aumento da vazão da Usina de Belo Monte.
Fonte: Bahia.ba
Replicada por: Simone Meireles
Elefantíase é eliminado como problema de saúde pública no Brasil; entenda
O Brasil eliminou a filariose linfática, popularmente conhecida por elefantíase como problema de saúde pública. A enfermidade era uma das classificadas como uma das maiores causas globais de incapacidade permanente ou de longo prazo.
De acordo com o Ministério da Saúde, via Agência Brasil, o último caso notificado foi em 2017. A doença é causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus, também conhecido no Brasil como pernilongo ou muriçoca, infectado com larvas do parasita.
Os edemas ou acúmulo anormal de líquido nos membros, nos seios e na bolsa escrotal, que podem levar o paciente à incapacidade, estão entre os principais sintomas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) parabenizou o Brasil pela eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública.
“Eliminar uma doença é uma conquista importante e que exige um compromisso inabalável. Parabenizo o Brasil por seus esforços para libertar sua população do flagelo de uma doença dolorosa, desfigurante, incapacitante e estigmatizante. Este é mais um exemplo do incrível progresso que estamos fazendo contra as doenças tropicais negligenciadas, além de dar esperança a diversas outras nações que ainda lutam contra a filariose linfática para que também possam eliminar a doença”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Fonte: Bahia Notícias
Replicada por: Simone Meireles